Masterclass
de História do Cinema 2017
GRANDES CÓMICOS, GRANDES COMÉDIAS
Na
Antiguidade Clássica existiam apenas dois géneros de teatro (e não existia
ainda o cinema, para desdita de gregos e romanos!): o drama e a comédia. De
drama está o nosso dia-a-dia carregado. De comédia, deliberada ou não
voluntária, também. Mas este ano de 2016 será um ano dedicado à grande comédia
e aos grandes argumentistas, realizadores e actores da comédia cinematográfica.
De todos os tempos, desde os clássicos do mudo que permanecem tão actuais, às
comédias mais actuais que por vezes se revelam tão mudas (e não está
selecionado para o ciclo “O Artista”!).
Poderia
organizar-se a masterclass com base numa ordem cronológica. Seria uma boa forma
de se perceber como evoluíram os processos do humor com o passar do tempo, no
campo do cinema. Mas optou-se por um outro critério, para impedir alguma
monotonia de métodos que se poderia fazer sentir e permitir agrupar as obras
segundo blocos mais ou menos temáticos que consentissem captar estilos e
subgéneros diferentes de uma forma mais clara. Sim, porque não existe apenas
“a” comédia. Dentro dela há o burlesco, a comédia sofisticada, a sátira, a screwball
comedy, a paródia, a comédia poética, a comédia social… Na verdade, voltando
aos clássicos, eles já diziam “ridendo castigat mores”, o mesmo é dizer que a
rir se castigam os costumes. O humor pode ser crítica fatal e implacável.
Crítica de costumes, crítica social, crítica política. A grande comédia é
indispensável. Dizem até que faz bem ao fígado. Logo…
Há,
pois, grandes cómicos, com lugar garantido enquanto tal em qualquer história do
cinema (e falamos de Charles Chaplin, Buster Keaton, os Marxs, Jerry Lewis,
Jacques Tati, Totó, Peter Sellers, Woody Allen, Fernandel…) e há brilhantes
actores que se notabilizaram “também” na comédia (Jack Lemmon, Vittorio Gassman,
Gary Grant, Katharine Hepburn, James Stewart, Charles Laughton, Robin Williams,
Alec Guiness…). Há realizadores “de comédia”, apesar de terem feito, e muito
bem, outro tipo de filmes (Blake Edwards, Dino Risi, Mario Monicelli, Mel
Brooks, Frank Tashling, Roberto Begnini, Milos Forman, Frank Capra, Ernest
Lubitch, Leo McCarey, e tantos outros) e há realizadores de uma ou duas
comédias que marcaram (Stanley Kubrick, Stanley Kramer, Robert Altman, Pedro
Almodovar, por exemplo). Existem igualmente filmes que são simplesmente grandes
comédias, porque tudo ajuda à festa, desde o argumento à realização, passando
pelo inspirado elenco (são vários os exemplos nesta selecção). De resto,
procuramos não repetir obras já analisadas em anteriores masterclasses, o que não
quer dizer que não existam repetições obrigatórias (“Quanto Mais Quente,
Melhor”, considerada por muitos a melhor comédia de sempre, teria de
reaparecer...).
Será
um pouco de tudo isso que teremos durante esta masterclass que irá ocupar o ano
de 2017 e os primeiros de 2018, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal. Um
hino ao humor que é, igualmente, um hino à vida. Como alguém disse também, “rir
é o melhor remédio”. “Façam o favor de ser felizes”, dizia o inesquecível Raul
Solnado.
Lauro
António
GRANDES CÓMICOS, GRANDES COMÉDIAS
Programação:
6. 3. 2017 - O MUNDO MALUCO (It’a Mad, Mad, Mad, Mad
World), de Stanley Kramer (EUA, 1963), com Spencer Tracy, Milton Berle, Sid
Caesar; 154 ‘; M/ 12. (inglês com legendas espanhol).
13. 3. 2017 - DR. ESTRANHOAMOR (Dr. Strangelove or:
How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb), de Stanley Kubrick (EUA,
1964), com Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden; 95’; M/ 12.
20. 3. 2017 - MARSH (Mash), de Robert Altman (EUA,
1970), com Donald Sutherland, Elliott Gould, Tom Skerritt; 116’; M/ 12.
27. 3. 2017 - BOM DIA, VIETNAME (Good Morning,
Vietnam), de Barry Levinson (EUA, 1987), com Robin Williams, Forest Whitaker,
Tung Thanh Tran; 121’; M/ 12.
03. 4. 2017 - 1941, ANO LOUCO EM HOLLYWOOD (1941), de
Steven Spielberg (1979), com John Belushi, Dan Aykroyd, Treat Williams; 118’;
M/ 12.
10. 4. 2017 - VÊM AÍ OS RUSSOS! VÊM AÍ OS RUSSOS! (The
Russians Are Coming the Russians Are Coming!), de Norman Jewison (EUA, 1966),
com Carl Reiner, Eva Marie Saint, Alan Arkin; 126’; M/ 12.
17. 4. 2017 - A GRANDE
CORRIDA À VOLTA DO MUNDO (The Great Race), de Blake Edwards (EUA, 1965), com
Tony Curtis, Natalie Wood, Jack Lemmon; 160’; M/ 12.
24. 4. 2017 - A PANTERA
COR-DE-ROSA (The Pink Panther), de Blake Edwards (EUA, 1963), com David Niven,
Peter Sellers, Robert Wagner; 115’; M/ 12.
08. 5. 2017 - A FESTA (The Party), de Blake Edwards
(EUA, 1968), com Peter Sellers, Claudine Longet, Natalia Borisova; 99’; M/ 12.
15. 5. 2017 - PINTORES E RAPARIGAS (Hollywood or Bust),
de Frank Tashling (EUA, 1956), com Jerry Lewis, Dean Martin, Anita Ekberg; 95’;
M/ 12.
22. 5. 2017 - JERRY 8 ¾ (The Patsy), de Jerry Lewis
(EUA, 1964), com Jerry Lewis, Everett Sloane, Peter Lorre; 97’; M/ 12.
29. 5. 2017 - AS NOITES
LOUCAS DO DR. JERRYL (The Nutty Professor), de Jerry Lewis (EUA, 1963), com Jerry
Lewis, tela Stevens, Del Moore; 103’; M/ 12.
05. 6. 2017 - AS FERIAS
DO SENHOR HULOT (Les Vacances de Monsieur Hulot), de Jacques Tati (França,
1953), com Jacques Tati, Nathalie Pascaud; 84’; M/ 6.
12. 6. 2017 - O MEU TIO
(Mon Oncle), de Jacques Tati (França, 1958), com Jacques Tati, Jean Pierre Zola;
111’; M/ 6.
19. 6. 2017 - O
APAIXONADO (Le Soupirant), de Pierre Etaix (França, 1962), com Pierre Étaix,
Laurence Lignières: 83’; M/ 12. (francês com legendas em francês)
26. 6. 2017 - A GRANDE
PARÓDIA (La Grande Vadrouille), de Gérard Oury (França, 1966), com Louis de
Funès, Bourvil, Terry Thomas, Marie Dubois; 132’; M/ 12.
03. 7. 2017 - BEM-VINDO
AO NORTE (Bienvenue chez les Ch'tis), de Dany Boon (França, 2008), com Kad
Merad, Dany Boon, Zoé Félix; 101’; M/ 12.
10. 7. 2017 - DOM
CAMILO (Dom Camilo), de Julien Duvivier (França, 1952), com Fernandel, Gino
Cervi, Vera Talchi; 107’; M/ 12.
17. 7. 2017 - POLÍCIAS
E LADRÕES (Guardie e Ladri), de Mario Monicelli, Steno (Itália, 1951), com Aldo
Fabrizi, Totò, Ave Ninchi; 105’; M/ 12.
24. 7. 2017 - GANGSTERS
FALHADOS (I Soliti Ignoti), de Mario Monicelli (Itália, 1958), com Vittorio
Gassman, Marcello Mastroianni, Renato Salvatori, Totó; 106’; M/ 12.
31. 7. 2017 - A GRANDE
GUERRA (La Grande Guerra), de Mario Monicelli (Itália,1959), com Alberto Sordi,
Vittorio Gassman, Silvana Mangano; 137’; M/ 12.
07. 8. 2017 - FEIOS,
PORCOS E MAUS (Brutti, Sporchi e Cattivi), de Ettore Scola (Itália, 1976), com Nino
Manfredi, Maria Luisa Santella, Francesco Anniballi; 115’; M/ 12.
14. 8. 2017 - A VIDA É
BELA (La Vita è Bella), de Roberto Benigni (Itália, 1997), com Roberto Benigni,
Nicoletta Braschi, Giorgio Cantarini; 116’; M/ 12.
21. 8. 2017 - O BAILE
DOS BOMBEIROS (Horí, má Panenko), de Milos Forman (Checoslováquia, 1967), com Jan
Vostrcil, Josef Sebánek, Josef Valnoha; 71’; M/ 12.
28. 8. 2017 - MULHERES
À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS (Mujeres al Borde de un Ataque de
"Nervios"), de Pedro Almodovar (Espanha, 1988), com Carmen Maura,
Antonio Banderas, Julieta Serrano; 90’; M/ 12.
04. 9. 2017 - A QUIMERA
DO OURO (The Gold Rush), de Charlie Chaplin (EUA, 1925), com Charles Chaplin,
Mack Swain, Tom Murray; 95’; M/ 6.
11. 9. 2017 - PAMPLINAS
MAQUINISTA (The General), de Buster Keaton (EUA, 1926), com Buster Keaton,
Marion Mack, Glen Cavender; 67’; M/ 6.
18. 9. 2017 - OS
GRANDES ALDRABÕES (Duck Soup), de Leo McCarey (EUA, 1933), com Groucho Marx,
Harpo Marx, Chico Marx; 68’; M/ 6.
25. 9. 2017 - O MUNDO É
UM MANICÓMIO (Arsenic and Old Lace), de Frank Capra (EUA, 1944), com Cary
Grant, Priscilla Lane, Raymond Massey; 118’; M/ 12.
02. 10. 2017 - NÃO O LEVARÁS CONTIGO (You Can't Take
It With You), de Frank Capra (EUA, 1938, com Jean Arthur, James Stewart, Lionel
Barrymore; 126’; M/ 12.
09. 10. 2017 - O ESTRAVAGANTE SENHOR RUGGLES (Ruggles
of Red Gap), de Leo McCarey (EUA, 1935), com Charles Laughton, Mary Boland,
Charles Ruggles; 90’; M/ 12.
16. 10. 2017 - SER OU NÃO SER (To Be or Not to Be), de
Ernst Lubitsch (EUA, 1942), com Carole Lombard, Jack Benny, Robert Stack; 99’;
M/ 12.
23. 10. 2017 - DUAS FERAS (Bringing Up Baby), de Howard
Hawks (EUA, 1938), com Katharine Hepburn, Cary Grant, Charles Ruggles; 102’; M/
12.
30. 10. 2017 - O INIMIGO PÚBLICO (Take the Money and
Run), de Woody Allen (EUA, 1960), com Woody Allen, Janet Margolin, Marcel
Hillaire; 85’; M/ 12. (inglês com legendas espanhol).
06. 11. 2017 - ANNIE HALL (Annie Hall), de Woody Allen
(EUA, 1977), com Woody Allen, Diane Keaton; 89’; M/ 12.
13. 11. 2017 - O AEROPLANO (Airplane!), de Jim
Abrahams, David Zucker, Jerry Zucker (EUA, 1980), com Robert Hays, Julie
Hagerty, Leslie Nielsen; 88’; M/ 12.
20. 11. 2017 - FRANKENSTEIN JUNIOR (Young
Frankenstein), de Mel Brooks (EUA, 1974), com Gene Wilder, Madeline Kahn, Marty
Feldman; 106’; M/ 12. (inglês com legendas espanhol).
27. 11. 2017 - O
FALHADO AMOROSO (The Producers), de Mel Brooks (EUA, 1967), com Zero Mostel,
Gene Wilder, Dick Shawn; 88’; M/ 12.
04. 12. 2017 - OS CAÇA
FANTASMAS (Ghost Busters), de Ivan Reitman (EUA, 1984), com Bill Murray, Dan
Aykroyd, Sigourney Weaver; 105’; M/ 12.
11. 12. 2017 - SORTILÉGIO DE AMOR (Bell Book and
Candle), de Richard Quine (EUA, 1958), com James Stewart, Kim Novak, Jack
Lemmon; 106’; M/ 12.
18. 12. 2017 - OS RICOS E OS POBRES (Trading Places),
de John Landis (EUA, 1983), com Eddie Murphy, Dan Aykroyd, Ralph Bellamy, Don
Ameche; 116’; M/12.
25. 12. 2017 – NÃO HÁ COMO A
NOSSA CASA (Meet Me in St. Louis), de Vincent Minnelli (EUA, 1944), com Judy
Garland, Margaret O'Brien, Mary Astor; 113 min; M/ 6 anos.
QUANTO MAIS QUENTE, MELHOR (Some Like It Hot), de Billy
Wilder (EUA, 1959), com Marilyn Monroe, Tony Curtis, Jack Lemmon; 122’; M/ 12.
OS GLORIOSOS MALUCOS DAS MÁQUINAS VOADORAS (Those Magnificent
Men in Their Flying Machines), de Ken Annakin (Inglaterra, 1965), com Stuart
Whitman, Sarah Miles, James Fox; 138’; M/ 12.
O QUINTETO ERA DE CORDAS (The Ladykillers), de Alexander
Mackendrick (Inglaterra, 1955), com Alec Guinness, Peter Sellers, Cecil Parker;
91’; M/ 12.
OITO VIDAS POR UM
TÍTULO (Kind Hearts and Coronets), de Robert Hamer (Inglaterra, 1949), com Dennis
Price, Alec Guinness, Valerie Hobson; 106’; M/ 12.
O SENTIDO DA VIDA (The
Meaning of Life), de Terry Jones, Terry Gilliam (Inglaterra, 1983), com John Cleese,
Terry Gilliam, Eric Idle; 107’; M/ 12.
UM PEIXE CHAMADO WANDA
(A Fish Called Wanda), de Charles Crichton, John Cleese (este não creditado) (Inglaterra,
1988), com John Cleese, Jamie Lee Curtis, Kevin Kline; 108’; M/ 12.
TODA A NUDEZ SERÁ
CASTIGADA, de Arnaldo Jabor (Brasil, 1973), com Paulo Porto, Darlene Glória,
Elza Gomes; 102’; M/ 12.
O GRUPO (The Breakfast
Club), de John Hughes (EUA, 1985), com Emilio Estevez, Judd Nelson, Molly
Ringwald 97’; M/ 12.
A REPÚBLICA DOS CUCOS
(Animal House), de John Landis EUA, 1978), com John Belushi, Karen Allen, Tom
Hulce; 109’; M/ 12.
UM AMOR INEVITÁVEL (When Harry Met Sally), de Rob
Reinar (EUA, 1989), com Billy Crystal, Meg Ryan, Carrie Fisher; 96’; M/ 12.
UMA FAMÍLIA À BEIRA DE
UM ATAQUE DE NERVOS (Little Miss Sunshine), de Jonathan Dayton, Valerie Faris
(EUA, 2006), com Steve Carell, Toni Collette, Greg Kinnear; 101’; M/ 12.
O SEM VERGONHA
(Bowfinge), de Frank Oz (EUA, 1999), com Steve Martin, Eddie Murphy, Heather
Graham; 97’; M/ 12.
HOMEM NA LUA (Man on
the Moon), de Milos Forman (EUA, 1999), com Jim Carrey, Danny DeVito, Gerry
Becker; 118’; M/ 12.
A RESSACA (The Hangove), de Todd Phillips (EUA, 2009),
com Zach Galifianakis, Bradley Cooper, Justin Bartha; 100’; M/ 12.
Sem comentários:
Enviar um comentário